Facebook anuncia seu “próprio Bitcoin”, a criptomoeda Libra

O Facebook anunciou, nesta terça-feira (18), a Libra, sua moeda virtual. Com a Libra, os usuários poderão fazer transferências de dinheiro pelo WhatsApp, Facebook e Instagram e em outros aplicativos.

Um dos benefícios são as taxas quase zeradas e, por ser uma criptomoeda mundial, menos conversões de câmbio.

Devido aos 2,4 bilhões de usuários que o Facebook possui, a rede social tem o potencial de criar uma moeda realmente utilizada pelo mundo todo – e não apenas na internet.

A expectativa é que a Libra também seja utilizada em compras físicas, através da carteira digital Calibra.

O projeto é milionário e o Facebook não está sozinho nessa. A empresa criou a Libra Association, instituição sediada na Suíça que será responsável pela criptomoeda.

Participarão da instituição empresas como Visa, Uber, PayPal e Mastercard – que já investiram, cada uma, 10 milhões de dólares no projeto.

Essa é uma de suas diferenças em comparação ao Bitcoin, a criptomoeda mais valorizada e que popularizou as moedas digitais. O Bitcoin não possui nenhuma instituição responsável.

Já o Facebook preferiu reunir outras empresas para auxiliar nessa responsabilidade e fugir dos comentários de monopólio – uma das críticas de um de seus fundadores. A expectativa é que a Libra seja lançada oficialmente no primeiro semestre de 2020.

Mas apesar das diferenças, a divulgação da Libra impactou positivamente na valorização do Bitcoin. No mesmo dia do anúncio, a criptomoeda recebeu a maior valorização do último ano, alcançando mais de 9 mil dólares.

E você, usaria uma criptomoeda criada pelo Facebook?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s